Melhores Telescópios e Custo Benefício de 2022

Todos aqueles que gostam de observar as estrelas e os planetas sabem o quanto é importante contar com os melhores telescópios.

Conhecer melhor o universo é algo que muita gente busca e, para isso, contar com um telescópio de qualidade pode fazer a diferença. Na história, Galileu Galilei, Issac Newton e outros grandes nomes estão ligados ao uso do equipamento e às descobertas que ele pode proporcionar à humanidade.

Para qualquer um que gosta de observar os céus, os telescópios são a melhor opção e podem ajudar a ter uma visão diferenciada. Existem modelos de observação terrestre e astronômica, mas na maioria das vezes, o que se busca mesmo são os segundos, em razão da possibilidade de olhar para o céu.

Mas para que você tenha uma observação tranquila e com qualidade, é muito importante que você tenha um equipamento com qualidade. Por isso mesmo, decidimos trazer aqui uma lista com os melhores telescópios que você pode encontrar no mercado nos dias de hoje. 

A ideia é permitir que você tenha uma ideia geral das várias opções existentes e possa fazer uma escolha mais acertada. Por isso mesmo, ao longo desse texto você vai encontrar informações variadas e, também, algumas dicas sobre como escolher a melhor opção. 

Melhores Telescópios de 2022

Como você vai perceber ao observar as diversas opções do mercado, inúmeras empresas estão investindo na produção de telescópios de qualidade. Da mesma forma, cada um deles pode ser utilizado de forma diferente, motivo pelo qual é tão importante e você ficar atento às especificidades.

Abaixo você confere uma tabela bastante completa com diversos dos modelos mais interessantes do mercado atual. Mas não pense que nos pautamos apenas naqueles que são mais caros, ou naqueles que possuem os elementos tecnológicos mais novos, pois nossa lista é bastante completa. O mercado pode oferecer alternativas das mais diversas para que quer visualizar o céu e observar as estrelas com qualidade. Então, agora que você já tem uma noção do que pode te esperar à seguir, confira abaixo a nossa lista com os melhores telescópios de 2022.

Imagem Telescópios Detalhes
Telescópio refrator telescópio telescópico, filme verde multicamadas, comprimento focal 2032 mm
DFGBXCAW Melhor Telescópio
GDEVNSL Melhor Telescópio Custo Benefício
Telescópio Refrator Portátil Celestron Travel Scope 70MM com Tripé e Mochila
CELESTRON_ O modelo mais barato
70mm HD Telescópio Astronômico Refletor Set e Tripé Lua para Filhos Adultos
Generic O melhor modelo para crianças
Telescópio Boutique de alta definição, telescópio refrator astronômico com abertura de 70 mm com tripé ajustável e adaptador de smartphone telescópio astronômico para crianças iniciantes. Bom parceiro para
ZHJBD O melhor modelo refrator
GWDFSU O melhor modelo catadióptrico
GDEVNSL O melhor modelo profissional

Como você viu acima, diversos modelos de telescópio estão disponíveis no mercado e podem te ajudar a ter observações mais interessantes. Inclusive, na tabela acima é possível que você veja uma frase em destaque, na qual elencamos uma qualidade do modelo citado que merece a sua atenção.
A melhor forma de adquirir um equipamento de boa qualidade é conhecer a fundo quais são as suas características e funcionalidades. Pensando nisso, abaixo trouxemos um review bastante completo, no qual você pode analisar todo o potencial dos telescópios e entender como eles funcionam.

1

Melhor Escolha

1º – DFGBXCAW

Dentre os melhores telescópios que você pode encontrar no mercado nos dias de hoje, a sua melhor opção certamente é o modelo da DFGBXCAW. Isso porque este é o equipamento que reúne em si as melhores características técnicas que se pode esperar de um telescópio para observação dos astros.

O modelo conta com componentes ópticos de vidro que são revestidos com material de alta transmissão, o que ajuda a dar mais brilho e clareza às imagens.  Outro ponto interessante está na presença do controle de câmera lenta, que ajuda a rastrear suavemente o objeto a ser observado.

Ainda, o modelo é do tipo refrator e, com isso, você vai conseguir ótimos resultados na sua visualização. O telescópio conta com uma ótima de imagem ereta, o que vai te permitir ter uma observação com muito mais qualidade, tanto astronômica como também terrestre. 

Dentre as características que merecem mais destaque está o sistema óptico Schmidtcassegling, o comprimento focal de 2032mm, a relação de foco 10, o espelho localizador de 8×50, o braço do tipo forquilha feito todo em alumínio, a lente ocular de 40mm e a capacidade de ampliação de até 51x.

Características do telescópio DFGBXCAW

  • Tipo: Refrator
  • Abertura da lente: 40mm
  • Capacidade de ampliação: 51x

Confira o preço →

2

Custo Benefício

2º – GDEVNSL

Se você procura um equipamento de qualidade, mas que custe mesmo que a maioria dos concorrentes, a sua melhor opção é o telescópio GDEVNSL. Isso porque, dentre as diversas opções que o mercado oferece atualmente, essa é certamente aquela que tem o melhor custo benefício e pode ser muito útil.

O modelo é do tipo refletor, então, desde logo você já pode imaginar que terá acesso a imagens com muito mais qualidade. O modelo conta ainda com um artefato de posicionamento e, com ele, você vai conseguir encontrar muito mais rápido os astros que deseja observar, com melhor posicionamento.

Se não bastasse, é preciso lembrar que o modelo conta com montagem equatorial giratória em 360º, o que ajuda a ter resultados muito melhores, principalmente no rastreamento. A lente ocular conta com 114mm de diâmetro, o que vai garantir a entrada de muita luz para melhorar a visão.

Por fim, destaque para o comprimento do espelho primário, que chega a 500mm, bem como o diâmetro da lente primária, que vai de 100 -200mm. Outros pontos importante estão na altura da montagem, entre 75 e 165cm, bem como no espelho finder 6×30 e no teleconversos de 3x.

Características do telescópio GDEVNSL

  • Tipo: Refletor
  • Abertura da lente: 114 mm
  • Capacidade de ampliação: não especificado

3

nao

3º – CELESTRON_

Para aqueles que estão com pouco dinheiro para gastar, mas não querem se afastar da observação dos astros, a melhor alternativa é o telescópio CELESTRON_. Isso porque, dentre as opções que você vê na nossa lista, essa é a alternativa mais barata, mas que mesmo assim consegue entregar boa qualidade. 

O modelo vem com um design bastante compacto, o que ajuda no transporte, além de ter um bom desempenho óptico. Ainda, é importante dizer que o equipamento conta com elementos ópticos em vidro revestido, com boa qualidade, para proporcionar imagens mais nítidas e com cores melhores.

Outro ponto interessante está na angulação diagonal da imagem, para a correta visualização e orientação da observação. Além disso, uma base rotacional Alt-Azimuth ajuda na hora de localizar os objetos, bem como o tripé estável feito em alumínio permite que você tenha mais estabilidade. 

Ainda, é preciso apontar que a distância focal de 400 mm, bem como a lente de 70mm e a capacidade de ampliação e 40x são pontos positivos. Você ainda vai ter um visor ótico 5×24, lentes oculares de 10mm e 20mm e uma grande possibilidade de observar exatamente aquilo que desejar no céu.

Características do telescópio CELESTRON_

  • Tipo: Refrator
  • Abertura da lente: 70mm
  • Capacidade de ampliação: 40x

Confira o preço →

4

nao

4º – Generic

Dizem que a melhor forma de despertar o interesse das pessoas é dando acesso ao conhecimento a elas quando são crianças. Assim, a melhor opção para uso pelos pequenos que você tem na nossa lista é o telescópio da Generic, uma das alternativas mais interessantes para quem busca modelos infantis.

O telescópio conta com tripé feito em liga de alumínio que facilita muito o uso para crianças e também adultos que ainda estão iniciando na atividade. O modelo conta com lentes oculares H20 mm e lentes lunares que ajudam a visualizar todas as crateras lunares, principalmente com as oculares de H6mm. 

O modelo ainda conta com uma lente de calibre 70mm, ideal para melhorar a transmissão de luz para este comprimento de onda. O modelo é todo feito em vidro óptico e plástico, de modo que você pode contar com um equipamento resistente e capaz de entregar exatamente aquilo que você precisa.

Essa é uma ótima opção para você que deseja iniciar as crianças na astronomia.

Características do telescópio Generic

  • Tipo: Refletor
  • Abertura da lente: 70mm
  • Capacidade de ampliação: não especificado

Confira o preço →

5

nao

5º – ZHJBD

Quem tem um conhecimento maior sobre o funcionamento dos telescópios pode escolher um tipo de equipamento mais adequado para si. Nesse cenário, contar com um telescópio ZHJBD é a melhor opção para quem busca um equipamento refrator de qualidade, capaz de entregar ótimas imagens. 

O modelo vem com uma abertura de 70mm, que permite uma maior entrada de luz e, assim, traz imagens muito mais nítidas e iluminadas. Ainda, cumpre ressaltar que ele pode ser transportado facilmente, em razão das suas características, podendo ser usado em observação terrestre.

Ainda, o modelo conta com tripé feito em alumínio ajustável e a montagem altazimuth proporciona mais conforto na hora do uso. O modelo conta com dois oculares de 12mm e 20mm, ainda conta com um escopo localizador de 5×24 e um prisma diagonal que ajuda na hora de ter imagens eretas. 

Ainda, o modelo tem capacidade de ampliação de 15x e distância focal de 300mm.

Características do telescópio ZHJBD

  • Tipo: Refrator
  • Abertura da lente: 70mm
  • Capacidade de ampliação: 15x

Confira o preço →

6

nao

6º – GWDFSU

Quem quer um telescópio que reúna as melhores características de outros equipamentos pode ter no modelo do tipo catadióptrico uma ótima opção. Nesse cenário, a opção que mais se destaca para os usuários é o telescópio GWDFSU, uma opção de alto nível e de qualidade excelente.

O modelo conta com 400mm de distância focal e vem com uma abertura de 70mm, além de um vidro ótico multirrevestido de alta transmissão, o que pode ajudar a criar imagens com muita clareza e brilho, além de proporcionar excelentes resultados no que se refere a qualidade geral das imagens. 

Ainda, cumpre ressaltar que o tripé de alumínio e a movimentação do telescópio permitem que você possa olhar para diversas direções. Além disso, as duas lentes oculares, com 25mm e 6mm ajudam na hora de fornecer visualizações tanto de baixa quanto de alta potência.

Ou seja, você tem em um único equipamento o melhor dos telescópios refratores e refletores.

Características do telescópio GWDFSU

  • Tipo: Catadióptrico
  • Abertura da lente: 70mm
  • Capacidade de ampliação: 16X-67X

7

nao

7º – GDEVNSL

Agora chegou o momento de você conhecer um equipamento com qualidade profissional, que pode ser um adendo interessante para o seu trabalho. O telescópio astronômico GDEVNSL é uma incrível alternativa para que você possa agregar ainda mais qualidade no seu trabalho de observação.

O modelo é do tipo refrator, leve e conta com uma lente de 50mm, revestida, que irá te permitir imagens nítidas e com boa qualidade. Além disso, destaque para o tripé de alumínio, que chega a 132cm e pode oferecer uma altura interessante para que você passe horas fazendo observações. 

O modelo pode ser utilizado tanto por adultos quanto por crianças e tem como uma das características principais a portabilidade. Por ser pequeno e bastante leve, você não terá dificuldade para transportá-lo, nem para leva-lo à lugares onde a observação fica mais tranquila durante as noites escuras.

Características do telescópio GDEVNSL

  • Tipo: Refrator
  • Abertura da lente: 50mm
  • Capacidade de ampliação: não especificado

Como escolher o melhor telescópio?

Mesmo para aqueles que já estão acostumados com o ramo da astronomia, escolher um equipamento entre os melhores telescópios não é tarefa fácil. Isso porque a tecnologia está sempre em constante evolução e, mesmo que você busque saber, muitas coisas são novas demais para se entender.

Então, para ajudar você a conhecer alguns atalhos sobre o funcionamento dos equipamentos, decidimos trazer aqui algumas dicas. Assim, você poderá saber como o telescópio funciona e analisar quais características são mais importantes para o que você espera do seu próximo equipamento.

Então, para não errar na hora da compra, fique atento e não perca nenhuma informação. 

Tipo

Para começar a entender como os melhores telescópios funcionam você precisa entender que são três opções básicas as existentes no mercado. Atualmente você pode encontrar 03 opções mais conhecidas:

  • Refrator;
  • Refletor;
  • Catadióptrico.

O telescópio refrator é o mais adequado para quem deseja observar a lua ou outros planetas, ou seja, objetos que já vemos a olho nu. A luz entra por uma extremidade, pela lente objetiva, é refratada e forma a imagem, permitindo a visualização de objetos que estão muito distantes.

No caso do telescópio refletor você pode observar melhor o profundo universo. Nesse caso, usa-se espelhos para formar as imagens, que são mais nítidas que a do refrator, sendo uma excelente opção para observar estrelas que estão na parte mais escura do céu. 

Por fim, o telescópio catadióptrico é uma soma da melhor parte dos dois modelos anteriores e permite a focalização de objetos celestes com facilidade. Da mesma forma, permite que você observe a parte escura do céu com mais tranquilidade, além de contar com um tubo completamente fechado. 

Abertura da lente

Um ponto muito importante ao qual você deve se atentar é que o diâmetro do espelho ou da tela objetiva vai impactar diretamente na qualidade da imagem. Então, quanto maior for a abertura, melhor será a entrada de luz, de modo que você conseguirá ter um foco muito melhor dos objetos celestes.

Uma lente com 50mm de diâmetro é ideal para uso amador ou crianças, porém, se você quiser uma visualização mais interessante, vai precisar de uma lente com no mínimo 70mm. No caso dos espelhos, ao menos 100mm é o que você vai precisar para ter resultados melhores na observação. 

Capacidade de ampliação

Para ter acesso a imagens nítidas e de qualidade, saber qual a capacidade de ampliação do seu telescópio é um ponto bastante importante. Mas fique atento, pois nem sempre o número fornecido é o correto, então, basta multiplicar os números em milímetros da abertura por 2 para saber o valor real.

Ainda, quando se aumenta o foco da visão muitas vezes você pode ter objetos com cores mudadas ou a claridade diminuindo. No caso de uma distância focal menor, você pode ter uma iluminação melhor do objeto, sendo que uma ampliação de 50 vezes já costuma ser suficiente para observar os astros.

Qual o melhor telescópio?

Escolher apenas um entre os melhores telescópios que o mercado pode oferecer não é uma tarefa que possa ser considerada fácil de nenhuma maneira. Por isso mesmo, decidimos elaborar a nossa lista com base nas características técnicas dos equipamentos e sua capacidade de agradar mais usuários.

Assim, em primeiro lugar ficou o telescópio DFGBXCAW, a opção que conta com as melhores características técnicas entre todas. O equipamento vem com componentes ópticos de vidro revestido, conta com comprimento óptico de 2032mm, e do tipo refrator, tem lente de 40mm e ampliação 51x.

Na segunda posição, com o melhor custo benefício do mercado, o modelo GDEVNSL também merece destaque. Ele conta com artefato de posicionamento que facilita a localização do alvo, conta com lente ocular de 114mm, montagem equatorial, espelho primário de 500mm e finder 6×30.

Completando o pódio vem o telescópio CELESTRON_, a melhor alternativa para quem quer gastar pouco. O modelo, além de barato, conta com base rotacional Alt-Azimuth, tripé feito em alumínio, distância focal de 400mm, lente de 70mm, visor ótico 5×24 e capacidade de ampliação de 40x. 

No quarto lugar o destaque fica por conta do modelo da Generic, um telescópio ideal para uso pelas crianças. O modelo vem com lente de calibre 70mm, conta com lentes oculares h20 e h6mm, conta com produção em vidro óptico, tem tripé resistente produzido em liga de alumínio e é refletor. 

Na quinta posição, o modelo ZHJBD surge como alternativa para gosta de equipamentos do tipo refrator e quer a melhor qualidade. O modelo conta com abertura de 70mm, vem com montagem altazimuth, conta com dois oculares de 20mm e 12 mm, ampliação de 15x e distancia focal de 300mm.

No sexto lugar, o telescópio GWDFSU é o único do topo catadióptrico da nossa lista. Além de reunir as melhores características de refletores e refratores, ele ainda vem com distancia focal de 400mm, conta com abertura de 70mm, tem tripé de alumínio resistente e lentes oculares de 25mm e 6mm.

Completando a nossa, lista, como ótima opção para uso profissional, está outro modelo GDEVNSL. Ele conta com tipo refrator, conta com lente de 50mm, tem tripé de alumínio, é indicado tanto para crianças como adultos e tem tudo para entregar exatamente o que você precisa. 

Como você pode ver acima, existem diversos modelos no mercado e cada um deles tem a capacidade de entregar um tipo de qualidade diferente. A única certeza é que todos os modelos que você viu por aqui são, certamente, uma ótima alternativa para quem quer fazer observações com qualidade.

Mas, para escolher o equipamento mais adequado para você é preciso ter atenção aos detalhes. A dica que damos é que, quando você for escolher o seu modelo, leve em consideração quais são as suas necessidades e qual características dos equipamentos pode realmente fazer a diferença para você. 

Conclusão

Você conheceu aqui os melhores telescópios que o mercado tem a oferecer e as características principais de cada um deles. Os modelos são variados e tendem a atender vários tipos de usuários, principalmente por entregar características das mais variadas para todo o tipo de observação.

Observar as estrelas é um hábito que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo, seja por lazer ou profissionalmente. E, como sabemos, para fazer algo com qualidade é preciso contar com equipamentos eficientes e que possam fornecer tudo o que se precisa para uma boa experiência.

No caso dos telescópios, contudo, não basta que se tenha boa vontade, mas sim é preciso que os equipamentos entreguem o que se busca. Então, para você que está em busca do equipamento certo, é importante que analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Tipo;
  • Abertura da lente;
  • Capacidade de ampliação.

Esses três pontos cruciais podem fazer a diferença entre um equipamento de muita qualidade e outro que irá fazer com que você perca dinheiro. Então, é de suma importância avaliar cada um deles para poder escolher o equipamento mais capaz de atender a tudo o que você precisa com qualidade.

Assim, agora que você já conhece os melhores telescópios que o mercado tem a oferecer, chegou a hora de parar de perder tempo. Reveja nossa tabela, veja nosso review de cada um dos modelos e fique atento às dicas de compra, para assim poder escolher a melhor opção para você.

Deixe um comentário