Melhores Varas de Pesca e Custo Benefício de 2022

Se você gosta de descansar e curtir uma boa pescaria, precisa conhecer as melhores varas de pesca que o mercado tem a oferecer.

Pescar é um hábito que muita gente cultiva e espera sempre uma folguinha para poder aproveitar, seja em rios, lagos ou mesmo no mar. No entanto, os pescadores mais experientes já sabem que uma boa vara de pescar pode deixar o momento muito mais tranquilo e agradável, bem como facilitar a pesca.

Por isso mesmo, a escolha adequada do equipamento para o seu tipo de pescaria faz toda a diferença e é bastante importante. Existem diversas marcas e fabricantes no país e até mesmo modelos importados surgem a todo o momento, o que torna a escolha ainda mais difícil para o pescador.

Então, pensando nisso, decidimos trazer aqui uma lista com as melhores varas de pesca que você pode encontrar no mercado em 2022. A ideia é permitir que você tenha uma ideia mais bem definida de todas as opções que o mercado oferece, o que pode te ajudar a escolher de uma forma mais correta.

Inclusive, é bom lembrar que um equipamento como esse tende a ser bastante útil no seu dia a dia, mas para isso você precisa pensar no seu estilo. Então, por exemplo, não vale a pena adquirir um equipamento de alta qualidade para pesca marítima se você vai pesar apenas peixes pequenos.

Melhores Varas de Pesca de 2022

Na lista abaixo você confere diversas opções que podem te ajudar a ter uma pescaria cada vez mais interessante. Você vai perceber que os modelos disponíveis são variados e apresentam características bastante diferentes, o que pode atender até mesmo aqueles pescadores que são mais exigentes. 

Além disso, ao lado de cada um dos modelos você confere também uma frase que fala sobre uma qualidade específica que merece ser ressaltada. A ideia não é resumir tudo o que o equipamento pode fazer, mas sim demonstrar que existem características que merecem uma atenção especial.

Assim, agora que você já sabe o que virá pela frente, está na hora de conhecer as opções que trouxemos. Continue lendo e confira nossa lista com as melhores varas de pesca de 2022.

Imagem Varas de Pesca Detalhes
BAIYAN Varas de pesca, vara de pesca, vara de pesca super leve e super rígida, vara de pesca portátil, vara de pesca telescópica, adequada para água do mar (tamanho: 3,6 metros)
BAIYAN b001 Melhor Vara de Pesca
Vara Pesca de Praia 3,90 Metros Albatroz Caranha 60 Lb Azul
Albatroz fishing 001 Melhor Vara de Pesca Custo Benefício
Vara de Pesca Retrátil Fibra de Carbono - Anself
Anself-1 ‎ O melhor modelo intermediário
XIANGMENG Vara de pesca telescópica de fibra de carbono de 1,2 m/1,4 m, vara de pesca portátil com mosca de gelo, adequada para água salgada e doce
XIANGMENG O modelo mais resistente
Vara Pesca Telescopica Bamboo 4509 4,50 Metros Marine Sports
Marine Sports O modelo mais barato
Varas de pesca, mini vara de pesca ultra curta vara de pesca telescópica portátil e carretel kit combo de vara de pesca antiderrapante para pescadores, vara de pesca marítima (tamanho : 1,2 m) (tamanho: 1,0 m)
‎BAIYAN mini vara A melhor mini vara
Varas de pesca, vara de pesca de carbono ultra leve, super rígida, conjunto profissional de vara de pesca e carretel combo de vara de pesca com cabo de madeira para pescadores, vara de pesca marítima (P
BAIYAN Profissional O modelo ultraleve

Como você pôde perceber acima, existem diversas empresas que apostam na produção de varas de pescar e, com isso, oferecem produtos de alta qualidade. Com isso, você tem alternativas para escolher entre as opções e pode ter consigo um equipamento para auxiliar a tornar a pescaria ainda melhor.

Para que você conheça cada um dos equipamentos um pouco mais a fundo, decidimos trazer aqui um review bastante completo. Assim você vai ver informações técnicas importantes e que podem te ajudar a escolher a melhor opção e também entender como é o funcionamento de cada modelo.

1

Melhor Escolha

1º – BAIYAN b001

Dentre as melhores varas de pesca que o mercado tem a oferecer nos dias de hoje, o modelo BAIYAN b001 surge como a melhor alternativa para o pescador que busca qualidade. Isso ocorre porque o equipamento é aquele que reúne as melhores características técnicas entre todos da lista. 

O modelo é fabricado com fibra de carbono, um material ultraleve e bastante resistente, além de contar com um assento de carretel que vem com capuz, feito em aço inoxidável. Um laço de arame ao redor ajuda a dissipar o calor, enquanto a alça se notabiliza pela maciez e conforto. 

Outra característica do equipamento é que ele é bastante leve, o que ajuda na hora de transportá-lo, principalmente por ele ser dividido em três partes. Se não bastasse, o modelo é telescópico e permite uma pesca bastante interessante, principalmente para você que busca pescas mais aventureiras. 

A vara conta com resistência à corrosão e ainda aceita o uso de carretilha, o que te permite saber exatamente o equipamento que está adquirindo. Por tudo isso, o equipamento é considerado a melhor opção entre vários que estão no mercado, oferecendo qualidade e conforto aos usuários.

Características da vara BAIYAN b001

  • Haste: 3 partes
  • Molinete ou carretilha: carretilha
  • Material de fabricação:  fibra de carbono

Confira o preço →

2

Custo Benefício

2º – Albatroz fishing 001

A vara Albatroz fishing 001 consegue aliar ótima qualidade com um preço muito mais acessível que a maioria dos outros modelos. Por isso mesmo, o equipamento é considerado aquele que conta com o melhor custo benefício, se destacando entre as melhores varas de pesca do mercado. 

O modelo é indicado para uso na praia e encostas e conta com alguns critérios de qualidade muito interessantes para os dias atuais.  A vara é feita com fibra de vidro, material bastante resistente, conta ainda com um cabo coberto por EVA e ainda tem passadores em porcelana para dar mais qualidade.

A divisão em três partes não atrapalha o funcionamento desse equipamento, que se torna bastante útil para arremessos na praia ou em costões. Ainda, a vara dá conta de arremessar iscas que pesem até 300 gramas, demonstrando ser uma ótima opção para quem deseja uma pescaria mais tranquila.

 O modelo vem preparado para o uso com molinetes e, assim, você pode adicionar um assim que achar interessante. Com um preço bastante inferior aos diversos outros modelos que se vê por aqui, o modelo tem tudo para chamar a atenção até mesmo daqueles mais exigentes.

Características da vara Albatroz fishing 001

  • Haste: 3 partes
  • Molinete ou carretilha: molinete
  • Material de fabricação: fibra de vidro 

Confira o preço →

3

nao

3º – Anself-1

Para você que não gosta de precisar escolher entre os modelos mais caros e aqueles mais básicos, a melhor opção é a vara Anself-1. A alternativa é o melhor modelo intermediário do mercado e capaz de atender com qualidade a maioria das necessidades de uma pescaria em rios ou no mar. 

O modelo é do tipo retrátil e produzido com fibra de carbono, o que faz com que seja muito mais resistente e tenha boa durabilidade. O modelo também conta com boa sensibilidade ao toque e tem um grip de EVA, que permite que você tenha mais conforto na pegada e possa pesar com calma. 

Depois de retraída totalmente, a vara fica com um tamanho muito curto, o que a torna bastante fácil de transportar. As guias da vara ainda contam com bastante dureza e abrasão, o que ajuda a manter a qualidade por mais tempo e evitar que surjam danos em decorrência do uso.

Características da vara Anself-1 ‎

  • Haste: retrátil 
  • Molinete ou carretilha: não especificado
  • Material de fabricação: Fibra de Carbono

Confira o preço →

4

nao

4º – XIANGMENG

Para quem sai para pescar diversas vezes no mês, o ideal é buscar um equipamento eficiente, mas que também ofereça boa resistência. Nesse sentido, o modelo da XIANGMENG surge como o mais resistente entre todas as opções que se tem no mercado nos dias de hoje, sendo muito útil. 

O modelo é todo feito em fibra de carbono de 1,2mm, um material durável e bastante resistente. O modelo é ideal para pesca tanto na água doce quanto na água salgada e tem no fato de ser retrátil e telescópica um dos seus pontos altos, servindo para qualquer tipo de pesca, com eficiência.

Ainda, é preciso lembrar que o equipamento já vem com molinete, sendo que cada uma das seções permite um travamento bastante fácil de definir. O modelo é bastante atraente e oferece ótima qualidade, se tornando uma das melhores opções do mercado atual.

Características da vara XIANGMENG

  • Haste: retrátil
  • Molinete ou carretilha: carretilha
  • Material de fabricação: ‎Fibra de carbono

Confira o preço →

5

nao

5º – Marine Sports

Para quem está com pouco ou nenhum dinheiro para gastar, mas mesmo assim está em busca de um equipamento de alto valor, o modelo da Marine Sports merece atenção. Isso porque, mesmo sendo o mais barato entre todos os modelos que você verá aqui, ele oferece alta qualidade e conforto.

O modelo é retrátil, conta com fabricação em fibra de vidro e tem o acréscimo de 40% de fibra de carbono.  Assim, o equipamento de 4,5 metros não pesa muito e pode ser usado com tranquilidade, sem o risco de haver cansaço, mesmo que você passe várias horas fisgando peixes.

Outro ponto interessante está no fato de que o equipamento imita o bambu e conta com nove gomos que ajudam a distribuir o peso e dar mais qualidade à vara. Ainda, é importante respeitar o sentido para abrir e fechar a vara, que pode ser usada para pescar tilápia, lambaris, piau e outros peixes.

Características da vara Marine Sports

  • Haste: retrátil 
  • Molinete ou carretilha: não especificado
  • Material de fabricação: fibra vidro com 40 % de carbono

Confira o preço →

6

nao

6º – BAIYAN mini vara

A Baiyan oferece um excelente equipamento, com um tamanho um pouco diferente, apenas um metro, com a sua mini vara. O equipamento se sobressai exatamente por essa característica, de modo que pode ser melhor utilizado por aqueles que buscam equipamentos menores e mais discretos. 

Ainda, a fabricação em fibra de vidro e plástico reforçado ajuda na hora de garantir a durabilidade da vara portátil.  A abertura da haste, que é retrátil, fica fácil e você sabe que pode transportar o equipamento com muita facilidade, guardando-o sempre em mochilas e bolsas com facilidade.

Por fim, é importante dizer que o modelo já vem também com um carretel de pesca, para ajudar na hora de desenrolar a linha e lançá-la na água. Certamente, com tanta qualidade, em um produto tão pequeno, a Baiyan consegue oferecer um dos equipamentos mais interessantes do mercado atual.

Características da vara BAIYAN mini vara 

  • Haste: retrátil
  • Molinete ou carretilha: carretilha
  • Material de fabricação: Plástico reforçado com fibra de vidro

Confira o preço →

7

nao

7º – BAIYAN Profissional

Agora chegou o momento esperado por aqueles que têm na pesca o seu ganha-pão, ou que consideram a pescaria, mesmo o esporte, uma profissão. Por isso, a vara BAIYAN  Profissional entrega exatamente aquilo que os pescadores procuram e tem tudo para ser uma opção das mais interessantes.

O modelo conta com haste retrátil, o que o torna muito fácil de transportar, além de abrir outras possibilidades. Se não bastasse, o design compacto é sempre bom para quem quer viajar, bem como a fabricação em aço carbono ajuda para que a vara seja altamente resistente, bem como mais leve. 

Ideal para pesca em lagos, rios e praias, o modelo ainda vem com carretilha, o que o torna uma ótima opção para quem pretende pescar em lugares diferentes. O modelo ainda conta com um cabo de madeira que vai deixar a pegada muito mais agradável e pode ser bastante útil durante a pescaria.

Características da vara BAIYAN Profissional

  • Haste: retrátil
  • Molinete ou carretilha: carretilha
  • Material de fabricação: fibra de alto carbono

Confira o preço →

Como escolher a melhor vara de pesca?

Escolher um equipamento novo é uma tarefa cada vez mais complicada para qualquer um e isso não é diferente nem mesmo que se fala nas melhores varas de pesca do mercado. A verdade é que a tecnologia está sempre em constante evolução e mesmo quem costuma estar antenado tem dificuldade.

Pensando nisso, decidimos trazer aqui algumas dicas que podem te auxiliar a escolher o melhor equipamento de maneira mais fácil. As dicas tratam de elementos técnicos das varas que podem influenciar diretamente na forma com que você vai pescar e, inclusive, melhorar seus resultados.

Então, o mais importante é ler tudo com bastante atenção e não perder nenhuma informação.

Haste

Para você que busca uma vara de pescar que ofereça conforto e qualidade desde o primeiro momento da pescaria, é de suma importância prestar atenção na haste do equipamento. A haste é a parte mais longa e, para muitos, pode ser entendida como a vara propriamente dita.

Atualmente, você encontra no mercado varas de três tipos:

  • Inteiriça;
  • 2 ou 3 partes;
  • Retrátil.

O modelo inteiriço é o mais resistente entre todos, vez que a haste é feita de um único material, sem contar com qualquer tipo de emenda. O modelo de duas partes é um pouco menos resistente, mas tem como um dos pontos positivos a facilidade na hora de realizar o transporte. 

Por fim, o modelo retrátil funciona com gomos que vão entrando um dentro do outro, o que permite que a vara fique com um tamanho menor. Em qualquer caso, é bom pensar no peso dos peixes que pretende pescar, para saber se um modelo menos resistente pode dar conta. 

Molinete ou carretilha

Na hora da compra já é importante pensar se você pretende utilizar a sua vara de pescar com um molinete ou com uma carretilha. No caso dos molinetes, você vai encontrar passadores maiores, que ficam na parte de baixo do equipamento e, assim, ajudam a diminuir o atrito com a linha.

Por outro lado, no caso das varas de pesca indicadas para carretilhas, você precisa pensar em um equipamento que seja ideal para arremessos mais longos. Nesse caso, o equipamento conta com passadores um pouco menores, e nesse caso ficam na parte superior da haste. 

Por fim, existem modelos tradicionais que não trazem qualquer indicação de uso nesse sentido. 

Material de fabricação

Se você busca um equipamento eficiente e resistente, precisa conhecer o material que é utilizado na fabricação do equipamento. Assim, modelos com fibra de vidro, por exemplo, são os mais comuns atualmente, custando bem menos que outros, mas o equipamento tende a ficar mais pesado.

Ainda, modelos feitos em grafite ou carbono podem ajudar a dar maior leveza e ajudar na resistência à tração. Você ainda vai ver outros equipamentos que misturam fibra de vidro com carbono, bem como modelos que contam com revestimentos de EVA na empunhadura, para mais conforto. 

Qual a melhor vara de pesca?

É muito difícil escolher qual dos modelos que vimos até aqui é o melhor entre as melhores varas de pesca que o mercado oferece. Por isso mesmo, decidimos elaborar um ranking que leva em consideração a qualidade técnica de cada uma das varas de pesca e a sua capacidade de agradar.

Assim, em primeiro lugar ficou a vara BAIYAN b001, aquela que reúne as melhores características técnicas entre todas. O modelo é dividido em 03 partes, conta com carretilha, é produzido em fibra de carbono, conta com capuz de aço inoxidável e assento de carretel, além de oferecer conforto.

Na segunda posição, com o melhor custo benefício dentre todas, a vara Albatroz fishing 001 também merece ser destacada. O modelo vem com cabo coberto por EVA, fabricação em fibra de vidro, divisão em 3 partes, pode arremessar iscas com até 300 gramas e tem um custo excelente. 

Ainda, no terceiro lugar, o modelo Anselmaf-1 traz uma vara de pescar de caráter intermediário, mas capaz de entregar boa qualidade. Você vê aqui uma vara retrátil, que possui grip envolto em EVA, conta com excelente durabilidade em razão da fabricação em fibra de carbono e oferece conforto.

Na quarta posição o destaque vai para o modelo XIANGMENG, uma opção eficiente que se sobressai pela alta resistência. O modelo é feito em fibra de carbono de 1,2mm, o que garante ótima durabilidade, pode ser usado em água doce e salgada, é retrátil e permite uso de carretilha, 

No quinto lugar, o destaque vai para o modelo da Marine Sports, pois essa é a vara mais barata que você encontra no mercado atual. O modelo é fabricado em fibra de vidro, mas tem 40% de fibra de carbono, conta com 4,5 metros, é retrátil, imita bambu e conta com nove gomos para dividir o peso.

Na sexta posição, o destaque vai para a mini vara da Baiyan, um equipamento muito útil para crianças e pessoas menores. O modelo tem um metro de comprimento, mas ainda assim é retrátil, tem haste fabricada com fibra de vidro e plástico e ainda vem com carretel de pesca embutido. 

Para aqueles que ganham a vida na água, a Baiyan Profissional é uma vara que pode fazer toda a diferença. O modelo é do tipo retrátil, tem fabricação em fibra de carbono, é preparado para receber carretilha, conta com um cabo de madeira e é bastante confortável para usar. 

Como você viu, cada um dos modelos apresentados conta com características únicas e capazes de atender as necessidades dos usuários de forma especial. Por isso, mesmo quando você analisa o funcionamento dos equipamentos, precisa entender como ele pode se adaptar às suas necessidades.

Pensar em um novo equipamento como um solucionador de problemas vai fazer com que a sua escolha seja muito mais coerente. Assim, mesmo que em nossa lista o modelo não apareça nos primeiros lugares, uma característica de outro modelo pode ser exatamente o que você procurava. 

Conclusão

Como você viu, as melhores varas de pesca do mercado podem atender às expectativas de um variado grupo de pessoas. Cada modelo tem características únicas e, acima de tudo, é capaz de entregar algo que pode ajudar a tornar a pescaria mais segura, eficaz e muito mais divertida.

Pescar é um hábito que muitos cultivam, mas que não necessariamente se torna algo fácil, mesmo para aqueles mais experientes. Então, contar com equipamentos de qualidade faz toda a diferença para que você possa melhorar a forma com que você se dedica à atividade e nos resultados que produz.

Mas, acima de tudo, é preciso que pescador e vara de pesca tenham uma fina sintonia e que trabalhem em conjunto. Para que você escolha o equipamento mais adequado, então, é importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Haste;
  • Molinete ou carretilha;
  • Material de fabricação. 

Com essas informações bem delineadas você certamente vai poder escolher aquele equipamento que entrega o máximo e oferece o melhor conforto. Então, releia nosso texto com outros olhos, pense em nossas dicas de compra e avalie cada um dos produtos agora com pensamentos mais técnicos.

Agora que você já sabe quais são as melhores varas de pesca, basta fazer uma avaliação criteriosa para saber qual delas é a melhor para você. Pescar é um ato de alegria e deve sempre ser divertido, então não perca mais tempo tendo trabalho com uma vara de pescar inadequada e já gasta.

Deixe um comentário